Pastoral Escolar

A Pastoral do Colégio Madre Carmen Sallés, tendo Maria Imaculada como fonte inspiradora, fundamenta sua ação no carisma e nos princípios de Santa Carmen Sallés, fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias do Ensino. Através de formação humana e cristã-concepcionista dos educandos, dos educadores e de suas famílias, a Pastoral visa a garantir a vivência da identidade e da missão educativa concepcionista e o primado do Evangelho, proporcionando o conhecimento e uma experiência pessoal com Jesus Cristo a fim de discernir o Projeto de Deus sobre a própria vida e sobre a história.

A Pastoral na escola é assumida por todos os integrantes da comunidade educativa a partir dos valores cristãos, humanos e concepcionistas. Pretende-se formar pessoas abertas à comunhão e à transcendência e favorecer a experiência e a assimilação de valores universais como a abertura à transcendencia e à diversidade, o amor, a solidariedade, a cidadania e a liberdade enquanto sujeito histórico capaz de influenciar na construção de uma sociedade justa e fraterna.

Diante da realidade pós-moderna, com seus diversos valores e suas influências sobre a sociedade, realiza-se, à luz do Carisma Concepcionista, uma pastoral aberta ao contexto intercultural e inter-religioso.

"Deixai
vir a mim
os pequeninos"

Ensino Religioso

O material de Ensino Religioso da Rede Concepcionista tem o intuito de levar o aluno à reflexão, à descoberta e à vivência dos valores do Evangelho. Parte de dois principais referenciais: o antropológico e o teológico.

A criatividade e a participação do aluno são pontos relevantes da proposta. Momentos celebrativos favorecem a internalização dos valores.

O material pretende ser um caminho para criar empatia com os alunos e, com base no diálogo, transformar os conteúdos em vida.

Agenda

No mês de fevereiro, os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio receberam a nova edição da Agenda Concepcionista em sala. Os estudantes ficaram encantados com a temática proposta para o ano letivo.

Impulsionada pelo Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco, e pela Campanha da Fraternidade 2022, a Agenda Concepcionista propõe-nos a pensar em educação em todos os âmbitos da vida.

Neste ano, a obra literária que permeia a proposta da agenda é Sermão da Sexagésima, de Padre Antônio Viera. O sacerdote expõe seu modo de compreender a arte de pregar. Para ele, a função do pregador é semear a palavra de Deus de tal modo que possa ajudar o ouvinte a perceber a luz da graça divina.

O que você deseja semear neste ano?