Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Madre Carmen Sallés - Brasília-DF

Colégio

Madre Carmen Sallés

Brasília-DF

Pastoral Escolar

A Pastoral do Colégio Madre Carmen Sallés, tendo Maria Imaculada como fonte inspiradora, fundamenta sua ação no carisma e nos princípios de Santa Carmen Sallés, fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias do Ensino. Através de formação humana e cristã-concepcionista dos educandos, dos educadores e de suas famílias, a Pastoral visa a garantir a vivência da identidade e da missão educativa concepcionista e o primado do Evangelho, proporcionando o conhecimento e uma experiência pessoal com Jesus Cristo a fim de discernir o Projeto de Deus sobre a própria vida e sobre a história.

A Pastoral na escola é assumida por todos os integrantes da comunidade educativa a partir dos valores cristãos, humanos e concepcionistas. Pretende-se formar pessoas abertas à comunhão e à transcendência e favorecer a experiência e a assimilação de valores universais como a abertura à transcendencia e à diversidade, o amor, a solidariedade, a cidadania e a liberdade enquanto sujeito histórico capaz de influenciar na construção de uma sociedade justa e fraterna.

Diante da realidade pós-moderna, com seus diversos valores e suas influências sobre a sociedade, realiza-se, à luz do Carisma Concepcionista, uma pastoral aberta ao contexto intercultural e inter-religioso.

"Deixai
vir a mim
os pequeninos"

Ensino Religioso

O material de Ensino Religioso da Rede Concepcionista tem o intuito de levar o aluno à reflexão, à descoberta e à vivência dos valores do Evangelho. Parte de dois principais referenciais: o antropológico e o teológico.

A criatividade e a participação do aluno são pontos relevantes da proposta. Momentos celebrativos favorecem a internalização dos valores.

O material pretende ser um caminho para criar empatia com os alunos e, com base no diálogo, transformar os conteúdos em vida.

Agenda Concepcionista

Neste ano de 2023, a Agenda Concepcionista nos convida a olhar para a dura realidade da fome, que atinge mais de 30 milhões de pessoas em nosso país. A escolha do tema se deu em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, que traz como lema a passagem de Mateus (14,16): “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Trata-se do apelo de Jesus, ecoado pela Igreja para hoje, para agora, porque a fome tem pressa.
Sabemos que, na história de nosso país, existe um grito de dor que ainda não foi silenciado: passam dias, anos e séculos que o clamor dos pobres, dos marginalizados, das vítimas do racismo, das injustiças e da desigualdade social ainda pode ser ouvido.

Em cada mês iremos refletir elementos da fome.

Janeiro: A fome tem pressa.
Fevereiro: A fome tem história.
Março: A fome tem lugar.
Abril: A fome tem causas.
Maio: A fome tem gênero.
Junho: A fome tem cor.
Julho: A fome tem rosto.
Agosto: A fome tem classe.
Setembro: A fome tem tamanho.
Outubro: A fome tem idade.
Novembro: A fome tem consequências.
Dezembro: A fome tem jeito.

Fonte: https://anec.org.br/acao/campanha-da-fraternidade-2023/
Agenda concepcionista 2023

Projetos