Pastoral Escolar

A Pastoral do Colégio Madre Carmen Sallés, tendo Maria Imaculada como fonte inspiradora, fundamenta sua ação no carisma e nos princípios de Santa Carmen Sallés, fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias do Ensino. Através de formação humana e cristã-concepcionista dos educandos, dos educadores e de suas famílias, a Pastoral visa a garantir a vivência da identidade e da missão educativa concepcionista e o primado do Evangelho, proporcionando o conhecimento e uma experiência pessoal com Jesus Cristo a fim de discernir o Projeto de Deus sobre a própria vida e sobre a história.

A Pastoral na escola é assumida por todos os integrantes da comunidade educativa a partir dos valores cristãos, humanos e concepcionistas. Pretende-se formar pessoas abertas à comunhão e à transcendência e favorecer a experiência e a assimilação de valores universais como a abertura à transcendencia e à diversidade, o amor, a solidariedade, a cidadania e a liberdade enquanto sujeito histórico capaz de influenciar na construção de uma sociedade justa e fraterna.

Diante da realidade pós-moderna, com seus diversos valores e suas influências sobre a sociedade, realiza-se, à luz do Carisma Concepcionista, uma pastoral aberta ao contexto intercultural e inter-religioso.

"Deixai
vir a mim
os pequeninos"

Ensino Religioso

O material de Ensino Religioso da Rede Concepcionista tem o intuito de levar o aluno à reflexão, à descoberta e à vivência dos valores do Evangelho. Parte de dois principais referenciais: o antropológico e o teológico.

A criatividade e a participação do aluno são pontos relevantes da proposta. Momentos celebrativos favorecem a internalização dos valores.

O material pretende ser um caminho para criar empatia com os alunos e, com base no diálogo, transformar os conteúdos em vida.

Agenda

Neste ano, o diário escolar do aluno concepcionista traz o tema: Ciranda do Cuidado, e o lema: “Entra na roda com a gente”.

A inspiração da ciranda vem da Campanha da Fraternidade, que neste ano é ecumênica e tem como tema “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor”, e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez-se uma unidade” (Ef 2, 14).

A proposta é que todos possam participar desta grande ciranda ecumênica do diálogo e do amor, ecoando o Hino da CFE 2021: “Venham todos vocês, venham todos, reunidos num só coração, de mãos dadas formando a aliança, confirmados na mesma missão”. Somos convidados a construir a ciranda do cuidado.

Em cada mês é introduzida uma carta enviada ao Papa Francisco. Nas doze cartas que compõem os meses do ano, há depoimentos verídicos dos participantes da ciranda, menção a fatos e fenômenos reais, referências a exortações e a encíclicas que o Santo Papa emite a todos nós.

A obra literária que permeia a proposta do diário do aluno é Terra Sonâmbula, do escritor africano Mia Couto. Nessa obra, dois personagens, um homem e um menino, estabelecem um diálogo com o passado e o presente; entre o imaginário e a realidade. Seguindo adiante, tecem um movimento de sonho e esperança.

Em 2021, alunos, famílias, educadores e funcionários da Rede Concepcionista, somos todos convidados a entrar na roda e a tecer sonhos de cuidado conosco mesmo e com o outro.

Equipe de Pastoral
Lenir Moreira Valério e Luciana Rodrigues