Rede Concepcionista de Ensino  - Colégio Madre Carmen Sallés - Brasília-DF

Colégio

Madre Carmen Sallés

Brasília-DF

Notícias

Nov.
23

2022

8º ano faz homenagem ao Dia da Consciência Negra

Os alunos dos Anos Finais participaram da Hora Cívica especial pelo Dia da Consciência Negra, preparada pelo 8º ano juntamente com o professor de história Gustavo.

A apresentação ajudou os alunos a refletirem sobre esse tema e qual a importância de se celebrar um dia sobre a força, a resistência e o sofrimento da população negra ao longo dos anos.

A aluna Laura Maria conduziu o momento com um texto refletindo sobre o dia 20 de novembro e a história dos negros no Brasil. Logo depois, convidou os alunos ao Hino Nacional. Após o Hino, a aluna Camila Flávio leu a oração de São Benedito, o padroeiro dos negros e afrodescendentes. Depois, os alunos apresentaram expressões da cultura negra, como a capoeira, a roda de samba e como surgiu a expressão africana “Ubuntu”, que significa “eu sou porque somos”, uma ideia de que através da cooperação se chega à harmonia e igualdade.

Para finalizar, as alunas Camila e Laura cantaram uma música autoral sobre racismo e discriminação chamada “Black Lives Matter”.