Nov.

8º ano faz homenagem ao Dia da Consciência Negra

Os alunos dos Anos Finais participaram da Hora Cívica especial pelo Dia da Consciência Negra, preparada pelo 8º ano juntamente com o professor de história Gustavo.

A apresentação ajudou os alunos a refletirem sobre esse tema e qual a importância de se celebrar um dia sobre a força, a resistência e o sofrimento da população negra ao longo dos anos.

A aluna Laura Maria conduziu o momento com um texto refletindo sobre o dia 20 de novembro e a história dos negros no Brasil. Logo depois, convidou os alunos ao Hino Nacional. Após o Hino, a aluna Camila Flávio leu a oração de São Benedito, o padroeiro dos negros e afrodescendentes. Depois, os alunos apresentaram expressões da cultura negra, como a capoeira, a roda de samba e como surgiu a expressão africana “Ubuntu”, que significa “eu sou porque somos”, uma ideia de que através da cooperação se chega à harmonia e igualdade.

Para finalizar, as alunas Camila e Laura cantaram uma música autoral sobre racismo e discriminação chamada “Black Lives Matter”.