May.

Projeto incentiva desenvolvimento da autoestima dos estudantes

No Colégio Madre Carmen Sallés, trabalhamos muitas habilidades da inteligência emocional como: autoconhecimento, automotivação, controle emocional, inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal, entre outras. Neste segundo bimestre, a Orientadora Educacional Bianca Drolhe e a professora Luciana Rodrigues têm refletido com os estudantes do Ensino Fundamental II sobre a autoestima.

Em sala, as educadoras preparam uma atividade com os alunos. No primeiro momento foram apresentadas as teorias relacionadas a temática, em seguida, os estudantes realizaram a roda de sucesso, em que pontuaram de (zero a dez), os itens: organização (material, horário, local) atitude (disciplina, persistência, motivação, meta). Saúde (alimentação, sono, atividade física, lazer) disciplina (interesse, questionamentos, criatividade, busca de informação).

Após a efetivação da atividade, os educandos obtiveram uma percepção ampliada de aspectos relevantes de suas rotinas e os itens que precisam de maior atenção e cuidado. Foram realizados testes para avaliar a autoestima e espaço de autoavaliação em que cada aluno atribuiu a nota de participação e de envolvimento na aula.

Texto: Luciana Rodrigues