Notícias
POR ASSUNTO
POR SEGMENTO
Aug.
30
Estudantes aplicam a prática da retórica em atividade em sala
Na Grécia antiga, por volta do século V, surgiu um grupo de filósofos chamados de sofistas. A figura do sofista era muito emblemática, uma vez que eles eram considerados pessoas que tinham segundas intenções em relação à arte de ensinar, pois sempre esperavam um retorno financeiro quando ensinavam, contrariando, assim, umas das características fundamentais do que se entendia por filosofia: como sendo o amor/amizade pelo conhecimento.
Dentre os vários assuntos ensinados pelos sofistas, destaca-se a prática da retórica, também conhecida como a arte de falar bem e convencer.
A partir dessa prática sofista, os alunos dos 7º anos do Ensino Fundamental II desenvolveram o uso da retórica na troca de objetos antigos. Os estudantes trouxeram objetos antigos e tentaram convencer uns aos outros sobre sua importância, ressaltando assim a prática sofista do convencimento.
Pode-se perceber o desenvolvimento de competências socioemocionais como: o desenvolvimento do senso estético, o autoconhecimento, o reconhecimento de suas emoções e dos colegas e o exercício do diálogo, da empatia e da cooperação, fazendo-se respeitar e promover o respeito ao próximo.